Menu

Blog

Vejo como fazer a análise da documentação para a compra de um imóvel!

Autor

Por: Usuario Master | 30/11/-0001
Artigos

A compra e venda de um imóvel envolve uma série de procedimentos, uma delas é a análise da documentação. Por meio dessa averiguação, será avaliada a segurança ou risco do negócio. Independente do tipo de imóvel e perfil do vendedor é necessário verificar a documentação legal para saber se o bem imóvel está regularizado, por exemplo.
 
As certidões são documentos importantes em toda negociação imobiliária, elas servem para conhecer a situação em que o bem se encontra. A seguir, iremos dar dez dicas dos principais pontos que devem ser analisados no momento da compra.
 
Verifique o CPF
É importante checar essa informação, o dono do imóvel pode ser sócio de uma empresa. Ela pode ter dívidas e o imóvel em negociação pode estar atrelado à dívida, com a possibilidade de estar sob penhora.
 
Estado civil
Parece bobeira, mas isso faz toda diferença. Se o proprietário, for casado com comunhão de bens, o imóvel não é apenas dele. Por isso, necessita de autorização da sua esposa ou marido para a venda.
Solicite sempre certidões de nascimento ou casamento atualizadas, assim evitará problemas na hora da transferência e ainda irá averiguar a idoneidade de ambos.
 
Endereço
Pesquise se o endereço da residência do proprietário é o mesmo do local do imóvel a ser comprado. Se for em outro município, será necessário obter certidões da cidade onde ele reside.
 
Matrícula do imóvel
Sempre solicite a matrícula do imóvel atualizada, ela é um documento imprescindível. Nele consta todas as informações relativas ao imóvel, como os antigos proprietários e a situação do bem, ou seja, se não há nenhum ônus real.
 
A matrícula funciona como a carteira de identidade do imóvel. Ali estará registrada todos os dados, inclusive sua história, por meio dos sucessivos registros e averbações que podem ocorrer com o tempo.
 
Procure a Prefeitura
Pesquise na prefeitura onde o imóvel está registrado se existem débitos, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), taxas, dentre outros.
 
Investigue a fundo
Faça um levantamento das certidões forenses e cartoriais como: ações cíveis, executivos fiscais, ações criminais, execuções criminais, distribuições criminais, justiça federal e justiça trabalhista, os cartórios de protestos, certidão de tutela, tributos federais, estaduais e municipais.
 
Imóvel em nome de Pessoa Jurídica
Se o imóvel estiver registrado como Pessoa Jurídica, levante as certidões habituais mencionadas e também informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e tributos federais conjunta. As certidões devem ser obtidas no município onde o imóvel está localizado e onde reside o vendedor.
 
Essa é mais uma forma de ficar sabendo se existe alguma pendência do imóvel com órgãos do governo.
 
Restrições no nome
Faça uma busca completa nacional para averiguar se o vendedor não possui restrições em órgãos de proteção ao crédito como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa (Sociedade Anônima de Centralização de Serviços Bancários) e fóruns de todo o Brasil.
 
Débitos condominiais
Se estiver comprando um apartamento, solicite a administradora uma declaração que conste a inexistência de débitos condominiais.
 
Desapropriação
Levante na Prefeitura se o imóvel não está sob Projeto de Desapropriação. Muitos proprietários tentam vender o imóvel quando tomam ciência de que será desapropriado.
Esse é apenas um dos caminhos que deve ser feito para analisar a documentação. O ideal é sempre solicitar a ajuda de um profissional, ele estará apto a orientar como proceder. Mais do que isso, irá fazer toda essa análise para você.  
 
Ainda tem dúvidas? Deixa sua pergunta nos comentários, estaremos prontos para lhe ajudar!
 

Compartilhe

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Especialista

Especialista

Usuario Master

Receba nossas novidades

Receba notícias e novidades diretamente em seu e-mail!

Você vai se interessar também

Falar com consultor