Menu

Blog

Como funciona a venda de um imóvel alugado?

Autor

Por: Usuario Master | 30/11/-0001
Artigos

O que fazer quando o imóvel em que você mora de aluguel, é colocado à venda pelo proprietário? Calma, pois esse tipo de situação além de ser comum no setor imobiliário, também não é um bicho de sete cabeças. E nós, que estamos há mais de 10 anos neste mercado, vamos tirar as suas dúvidas.
 
Antes de tudo, é fundamental saber que todo proprietário tem o direito de colocar o seu imóvel à venda, mesmo que ele esteja alugado. No entanto, ele não pode pedir o imóvel de volta de forma repentina. 
Além disso, o anúncio do imóvel só pode ser feito, de fato, depois da comunicação feita ao inquilino e do envio da chamada Carta de Preferência de Compra. Uma boa alternativa é contar com uma imobiliária especializada para fazer essa ponte.
 
Carta de Preferência de Compra
Pela lei, todo inquilino deverá ter a preferência de compra do imóvel alugado. Por isso, antes mesmo de ser anunciado, o proprietário precisa encaminhar ao morador a Carta de Preferência de Compra. Este documento informa que o proprietário tem o interesse de vender o imóvel. A partir disso, o inquilino tem um prazo de 30 dias para se posicionar sobre o interesse, ou não, de comprá-lo.
 
Com isso, só depois da resposta do inquilino que este imóvel será, ou não, anunciado para venda.
 
Visitas ao imóvel
Se não há interesse, ou condições de comprar o imóvel, o inquilino precisa saber que o imóvel será anunciado e, com isso, estará aberto à visitas de possíveis compradores. Mas a agenda dessas visitas deverá ser feita diretamente com o inquilino, já que ele é o morador.
 
O imóvel foi vendido, e agora?
A Lei do Inquilinato prevê que, o morador tem o prazo de 90 dias após o registro de compra, para desocupar o imóvel. Mas para garantir que isso ocorra, é fundamental ter tudo registrado e acordado em contrato.
 
Agora que você sabe os principais aspectos deste assunto, fique despreocupado. Mas se ainda tiver alguma dúvida, venha falar com a equipe da EBC Imóveis. Sabemos tudo sobre o assunto. Afinal, estamos neste mercado há mais 10 anos. Conte conosco!
 

Compartilhe

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Especialista

Especialista

Usuario Master

Receba nossas novidades

Receba notícias e novidades diretamente em seu e-mail!

Você vai se interessar também

Falar com consultor