Menu

Blog

A importância da vistoria na locação de imóveis!

Autor

Por: Usuario Master | 30/11/-0001
Artigos

Realizar a vistoria dos imóveis no mercado de locação pode garantir segurança às partes envolvidas no contrato de aluguel: locadores e locatários. E nós vamos te explicar o porque essa tarefa é tão importante quanto as outras durante o processo de locação.
 
Para início de conversa é importante saber o que é uma vistoria de imóvel. O procedimento, nada mais é um termo que atesta a real condição do imóvel. A Lei do Inquilinato 8.245/91 não diz que a realização do termo de vistoria de entrada no imóvel alugado como uma obrigação da imobiliária, mas realizá-la é fundamental e impede que haja inconvenientes entre as partes [inquilino e proprietário].
 
Além disso, é importante saber, que nos contratos de locação existem dois momentos da vistoria: a entrada do inquilino e, consequentemente, a sua saída.
 
Vistoria de entrada
Na vistoria de entrada de um inquilino a um imóvel, é realizado um check-up de toda a infraestrutura do imóvel que está sendo locado. Ou seja, checado cada detalhe do imóvel e a situação das áreas internas e externas. Vistoria feita, é gerado uma espécie de relatório, acompanhado de fotos, detalhando o estado de conservação do imóvel. Essa documentação deve ser anexa ao contrato.
 
Vistoria de saída
Também ao final do contrato de locação é feita a vistoria de saída. O objetivo é certificar que o imóvel seja entregue nas mesmas condições iniciais ao proprietário. Nessa etapa é feita uma comparação entre a situação atual do imóvel e o início da locação. 

Contestação de vistoria
Se o locatário discordar da comparação feita entre a vistoria de entrada e a de saída - visto pelo inquilino, existe a possibilidade dele apresentar à imobiliária uma “contra vistoria” ou “contestação do termo de vistoria”. Ela precisa ser apresentada em até três dias úteis, dependendo da imobiliária e, com isso, a administradora do imóvel pode adicionar ou excluir detalhes da lista, ou até mesmo solicitar nova visita do vistoriador.

Há alteração entre as duas vistorias, e agora?
 
Agora, caso haja confirmação na diferença entre os dois relatórios de vistoria, os devidos reparos ficam a cargo do inquilino. Também existe a possibilidade do locador deixar a imobiliária realizar os concertos. Mas ela [imobiliária] fará os reparos somente após o inquilino desocupar o imóvel, entregar as chaves e ter acordado a forma de pagamento dos concertos com o inquilino.
 
Agora você já sabe o que é, como funcionam e a importância das vistorias de imóveis. E se o seu objetivo é alugar um imóvel, conte com uma equipe especializada para te ajudar a encontrar o melhor imóvel para você. Venha conversar com a nossa equipe!
 

Compartilhe

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Especialista

Especialista

Usuario Master

Receba nossas novidades

Receba notícias e novidades diretamente em seu e-mail!

Você vai se interessar também

Falar com consultor